Caiado entrou para a história como o governador que apunhalou o Agro, com a criação de uma nova taxa estadual que sobrecarregou ainda mais os produtores rurais. Se não bastasse isso, ele tentou de todas as maneiras barrar a Reforma Tributária, que vai beneficiar o Agro.
A Proposta da Reforma Tributária, aprovada na Câmara Federal, vai estabelecer mudanças que beneficiarão diretamente o Agronegócio. O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator, decidiu reduzir de 50% para 60% o desconto na alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) que incidirá sobre os produtores agropecuários.
Desconto no imposto sobre produtos agropecuários
Entre os itens que terão alíquota 60% menor que a cheia estão produtos agropecuários, pesqueiros, florestais e extrativistas vegetais in natura que ficarem foram da cesta básica nacional (além de outros segmentos, como transporte público, saúde, educação, cultura), insumos agropecuários e alimentos destinados ao consumo humano.
Muda o local da cobrança
A cobrança do ocorrerá no destino (local do consumo do bem ou serviço), e não na origem, como ocorre hoje. Haverá desoneração de exportações e investimentos, duas mudanças que beneficiam diretamente o agronegócio.