Raso, sem argumentos, estudos ou um simples pedaço de ‘papel de pão’ que pudesse lhe dar razão, Caiado se levantou contra a Reforma Tributária antes do relator explicar qual era a proposta. Teria o governador consultado uma ‘cartomante’ que pudesse lhe antecipar as regras e assim se posicionar contra?
Claro que não. O texto da Reforma Tributária vai simplificar o sistema de impostos, reduzir custos e gerar empregos. Então por que Caiado é contra? Porque quis jogar para a torcida, fazer discurso na expectativa de arrancar suspiros de quem um dia o vaiou.
A direita está de ‘pé atrás’ com Caiado faz tempo. Primeiro, porque ele taxou o Agro, e isso por si só tira o brilho de suas bravatas. Além do mais, o governador massacrou Bolsonaro (PL) durante a pandemia da Covid-19, e por isso passou a ser odiado pelos ‘patriotas’ mais radicais.
Tentando herdar os ‘espólios’ de Jair Bolsonaro, Caiado vestiu sua arrogância e foi para ataques absurdos. Pensou que meras palavras convenceriam a Câmara Federal. Desafiou a coerência, sem argumentos palpáveis fez críticas infundadas, criou narrativas mentirosas e no final perdeu feio. Expôs Goiás ao maior vexame político de sua história. A Câmara votou em peso a favor da Reforma, tirando poucos deputados que são contra tudo do governo, seja bom ou ruim.
Se não bastasse isso, Caiado usou a TV Brasil Central, que é pública, para plantar desinformação. Afirmou que os aparelhos celulares ficarão 25% mais caros com o imposto único, mas não explicou que IPI (federal), PIS (federal), Cofins (federal), ICMS (estadual) e ISS (municipal) deixarão de existir. Ou seja, celulares não vão ficar mais caros, pois haverá uma substituição no sistema tributário. Saem impostos federais e estaduais e entra um imposto, que será fatiado entre União, Estados e Municípios.
Enfim, a cada pronunciamento e manifestação neste assunto, Caiado só piora a situação. Feito ‘biruta de Aeroporto’ envergonha os goianos, por se mostrar despreparado e incapaz de dialogar com informações corretas, pois sua arrogância anula completamente essa possibilidade.
Cristiano Silva
G24H