Goiânia contará com mais dois vereadores no plenário a partir das eleições do ano que vem. O projeto de lei que prevê essa mudança foi aprovado em definitivo, por unanimidade, nesta terça-feira (18) pela Câmara Municipal de Goiânia.
O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (PELOM) estabelece o aumento de 35 para 37 parlamentares na Câmara de Goiânia a partir da próxima legislatura. A justificativa para essa aprovação é a adequação à Constituição Federal, que determina a quantidade de parlamentares de acordo com a população das cidades. De acordo com o último Censo do IBGE, Goiânia possui 1 milhão e 437 mil habitantes.
Vereadores tanto da oposição quanto da situação defenderam a aprovação da matéria. A vereadora Kátia Maria, do PT, afirmou: “Isso permitirá que mais pessoas possam representar a população, sem aumentar os gastos públicos”. Henrique Alves do MDB, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, também comentou o aumento no número de cadeira na Câmara de Goiânia: “Trata-se de uma simples adequação da lei orgânica, em conformidade com a Constituição Federal, a fim de melhor representar a população.”
O projeto agora precisa ser promulgado pela Câmara para entrar em vigor. Após a sessão desta terça-feira, os vereadores entraram em recesso e retornam aos trabalhos no dia 8 de agosto.