As cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia seguiram os passos do governo federal e anunciaram ponto facultativo nos dias em que a seleção brasileira feminina entrar em campo durante a Copa do Mundo Feminina de 2023. O evento será realizado na Austrália e na Nova Zelândia, do dia 20 de julho a 20 de agosto.
A medida visa incentivar a participação dos cidadãos e colaboradores das prefeituras nas comemorações e apoio à seleção feminina de futebol, além de seguir o exemplo adotado no torneio masculino, buscando impulsionar a diversidade e valorizar a competição das mulheres no esporte.
Nos dias de jogos da seleção brasileira feminina, os órgãos municipais em Goiânia funcionarão em horário especial, conforme estabelecido pelo decreto. Em partidas com previsão de início às 8h, o expediente terá início às 12h e encerramento às 18h. Já nos jogos com previsão de início até às 7h30, o expediente começará às 11h e se estenderá até às 18h.
Na cidade de Aparecida de Goiânia, o expediente terá início às 12h nos dias em que os jogos da seleção feminina ocorrerem pela manhã.
É importante ressaltar que os serviços essenciais, tais como segurança pública e saúde, não sofrerão interrupção durante os dias de jogos da Copa do Mundo Feminina.
Além das prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia, diversas outras cidades e empresas privadas em todo o país também têm adotado a medida do ponto facultativo em dias de jogos da seleção feminina.
A seleção brasileira fará sua estreia no torneio na próxima segunda-feira, dia 24 de julho, às 8h, contra o Panamá. Outros dois jogos da seleção estão marcados para o sábado, dia 29 de julho, às 7h, contra a França, e para o dia 2 de agosto, também às 7h, quando enfrentará a equipe da Jamaica.
Foto: Thais Magalhães/CBF