domingo , 25 maio 2025
Notícias

Produtor rural de Jataí consegue judicialização da taxa agro e poderá depositar imposto em juízo

Um produtor rural de Jataí conseguiu a judicialização da famigerada taxa agro e abriu um grande precedente para aqueles produtores que ficaram no prejuízo com o imposto inventado por Caiado sob o argumento de investir em infraestrutura, que, aliás, tem deixado a desejar nas rodovias goianas.

Com a decisão liminar do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), o produtor rural de Jataí poderá depositar em juízo o valor referente à taxa agro. Assim, ele poderá ter ressarcimento total caso o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue como inconstitucional a cobrança do imposto.

Vale lembrar que sem a judicialização, o contribuinte precisa pagar o imposto diretamente ao estado, sem qualquer garantia de devolução dos valores.

Ao portal Sucesso no Campo, o advogado Leonardo Amaral, que compõe a defesa do referido produtor rural, disse que, na prática, a judicialização é uma espécie de ‘poupança’, que irá assegurar que o dinheiro retorne ao produtor, caso o STF julgue inconstitucional a contribuição ao Fundeinfra.

De acordo com o defensor, a liminar foi importantíssima para o setor, que até agora só teve prejuízo com a invenção maluca de Caiado.

Ele ressalta que o cenário negativo criado pela taxa agro agora torna-se mais favorável ao setor do agronegócio enquanto a legalidade da cobrança é decida pelos tribunais.

Artigos relacionados

Notícias

Morre Wilson Aragão, compositor de Capim Guiné, sucesso de Raul Seixas

• Luto O cantor e compositor baiano Wilson Aragão morreu neste sábado...

Notícias

Justiça bloqueia R$ 156 mil da Prefeitura e obriga Mabel a resolver caso da jovem que cheirou pimenta

• Bloqueio judicial A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 156.074,88...

Notícias

Justiça mantém prisão de homem que lançou bomba no Ministério do Desenvolvimento Social

• Ameaça Flávio Pacheco da Silva teve a prisão mantida após ser...

Notícias

Homem é condenado a mais de 27 anos pelo estupro continuado de sua enteada em Águas Lindas de Goiás

• O caso Denunciado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), um morador...