A Justiça Federal rejeitou recurso e absolveu o deputado federal Aécio Neves (PSDB) em denúncia de corrupção envolvendo o parlamentar mineiro e o executivo Joesley Batista, autor da denúncia. A sentença, desta quinta-feira (27), confirma decisão anterior da 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo, de março de 2022, que já havia inocentado o deputado da acusação feita em 2017 pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
A denúncia contra Aécio foi feita após uma gravação entregue pelo próprio Joesley Batista ao Ministério Público, em delação premiada na Operação Lava Jato. Segundo a denúncia, o montante pago ao deputado, na época senador, chegaria a R$ 2 milhões. As negociações irregulares envolveriam a simulação de compra de imóveis. Contudo, para os juízes, ficou comprovado que não houve fraude nas negociações imobiliárias entre Aécio e Joesley.
De acordo com Aécio, a intenção das denúncias não era atingir somente ele, mas um projeto político. “Atingiram um ousado projeto de centro reformista que eu encarnava ao lado de tantos brasileiros, e isso nos levou a todos os tristes episódios do nosso passado recente”, afirma.