O jornal O Popular desta segunda-feira (31) trouxe uma matéria especial sobre a manobra ‘macabra’ do governo Caiado para conseguir pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e depois sair contando vantagem na propaganda paga, como se a Educação em Goiás tivesse melhorado.
Foi assim que o governo jogou 15 mil alunos do ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a maioria composta por menores de 18 anos. A ‘malandragem’ está na retirada desses alunos da contagem do Índice, assim os números serão maquiados.
O problema é que as cargas horárias anuais dos educandos envolvidos foram reduzidas e eles não se encaixam nos critérios legais exigidos para enquadramento na modalidade EJA.
O Ministério Público de Goiás e a Defensoria Publica estão investigando o caso sob sigilo, já que menores de idade estão envolvidos no processo.
O governo mentiu ao jornal O Popular quando fez a manobra em maio desse ano e afirmou que eram apenas 826 menores de idade, quando na verdade o número é 19 vezes maior.
Outra desculpa esfarrapada é de que os alunos queriam ir para o curso modalidade adultos, o que é proibido mesmo se quisessem pelo simples fato de não serem adultos.
Com tanta trapalhada para ter uma narrativa na mídia, a pergunta que fica é: quando Caiado vai começar a trabalhar de verdade?