O Ginásio de Esportes do Jardim Guanabara, em Goiânia, está abandonado pelo Governo Caiado. Após receber uma denúncia, a equipe do Goias24horas decidiu investigar a situação do espaço esportivo e constatou que o local está completamente devastado.
O cenário encontrado é deplorável. Pias quebradas, lixo espalhado por todo o lugar, e um odor insuportável de fezes e urina humana permeiam o ambiente. Os azulejos de um dos vestiários evidenciam que um incêndio foi causado no local. O ginásio, que um dia foi um ponto de encontro para atividades culturais e esportivas, agora é frequentado por usuários de drogas. A quadra é única coisa que ainda dá para ser utilizada no Ginásio, onde pessoas do bairro ainda jogam futsal frequentemente em meio ao cenário de descaso e destruição.
De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de Goiás, o Ginásio de Esportes do Jardim Guanabara está sob a responsabilidade do governo estadual. Que foi determinada uma interdição em dezembro de 2022, após a fiação do ginásio ser furtada. A secretaria informa que há um projeto em andamento para a reforma do local.
O professor Gilson Costa, morador do Jardim Guanabara há mais de três décadas, lamenta a situação e denuncia a falta de atenção das autoridades. “Falar até papagaio fala, ninguém nunca veio aqui, não tem nenhuma placa informando que está interditado, e nada informando que será revitalizado. Se está interditado, não veio nenhum representante do estado para colocar uma porta, um cadeado”, desabafa o professor.
Entretanto, os moradores relatam que o estado de abandono do ginásio se agravou nos últimos três anos, durante o atual governo. Antes, o espaço era bastante utilizado para atividades culturais, lazer e práticas esportivas como competições de karatê, futsal, vôlei e capoeira.
Diante da espera por um projeto que parece não sair do papel, o professor Gilson Costa faz um apelo às autoridades: “Façam uma parceria entre estado e município, não deixem isso parado. Ou façam alguma parceria com alguma Federação esportiva para que alguém cuide daqui”.
Veja no vídeo;