Funcionários da Prefeitura de Nova América, cidade que fica a 230 km de Goiânia, encontraram na última segunda-feira (31), alguns objetos em uma estrada que leva ao povoado de Vista Alegre, na região do Vale do São Patrício. Os servidores faziam reparos na via quando encontraram uma vaso de barro, pedaços de cerâmica e dentes, possivelmente humanos.
Ao tomar conhecimento do ocorrido, o prefeito da cidade, Cléber Junio de Souza (PSL), isolou o local e acionou o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Num levantamento preliminar, pesquisadores do instituto revelaram que o local onde objetos históricos foram encontrados fica próximo a uma antiga aldeia indígena da Tribo Carretão.
A suspeita é que outros artefatos similares aos encontrados possam estar enterrados nas proximidades. A busca por mais objetos é realizada nesta sexta-feira (4) e poderá ser determinante para definir se a área era mesmo povoada pelos índios.
O vereador de Nova América, Cleiton Tapuia (Podemos), que é índio, está contribuindo com informações que podem ajudar a desvendar esse mistério. Segundo Tapuia, os objetos encontrados tem cerca de 200 anos e revelou que quando um índio morria, parte de seus pertences eram enterrados juntos com o corpo.
Foto: Reprodução