terça-feira , 16 julho 2024
Notícias

Empresa que venceu licitação de R$ 684 milhões, anulada pelo TCM durante mandato de Gustavo Mendanha, entra em Consórcio e volta ao mesmo negócio em Aparecida

Por que a mesma empresa venceu duas licitações, uma anulada, de R$ 684 milhões de reais para manutenção da iluminação pública de Aparecida de Goiânia?

Em agosto de 2021, durante o mandato de Gustavo Mendanha (MDB), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) suspendeu a licitação. Dois anos depois a mesma empresa voltou ao cenário dentro de um Consórcio ‘duvidoso’.

No dia 24 de julho o Consórcio Luz Pública de Aparecida apareceu no Diário Oficial como vencedor da mesma licitação milionária, anulada anteriormente. Porém, existe uma ponta solta nessa história: o sócio da empresa.

Brasiluz, a dona do pedaço

A Brasiluz foi a vencedora da licitação em Aparecida de Goiânia, que viu seu castelo desabar após a interferência do TCM. “Houve restrição do caráter competitivo (…) ao vedar o somatório de atestados para a comprovação de Habilitação Técnica Operacional”, diz o relatório do Tribunal.

Um dos sócios dessa empresa se chama Jorge Marques Moura, estrela nas páginas investigativas em 2015 por envolvimento no escândalo das “corujinhas” de Manaus.

E eis que a Brasiluz voltou ao jogo, agora como parte do ‘Consórcio Luz Pública de Aparecida’. Quem comanda o Consórcio? A Newtesc Tecnologia e Comércio LTDA. Quem é sócio da Newtesc em outros Consórcios? Bingo: Jorge Marques Moura, sócio administrador dessa empresa em 3 deles:

Sinalização Diadema – CNPJ: 300.621.98/0001-07

Sinaliza Cordeiropolis – CNPJ: 31.872.480/0001-04

Caminhos Seguros – CNPJ: 38.113.675/0001-10

A própria Brasiluz faz parte do Consórcio Aparecida. A ‘restrição do caráter competitivo’ continua, só que agora maquiada em CNPJs diferentes. A pessoa física beneficiada no processo anulado em 2021, continua a mesma, com partes na Newtesc (indireta) e na Brasiluz (direta).

Pergunta ao ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB): por que o mesmo sócio venceu as duas licitações milionárias, uma delas anulada, de iluminação pública em Aparecida de Goiânia? Salve Jorge!

Artigos relacionados

Notícias

Pesquisa EBRAP aponta Dega na liderança em Montividiu do Norte (GO)

Fato • EBRAP Pesquisa divulgada nesta terça-feira (16) mostra o pré-candidato a...

Notícias

Farra das bravuras: justiça derruba promoção do governo Caiado para PM que agrediu estudante

Fato • Nesta terça-feira (16), a Justiça condenou o governo Caiado a...

Notícias

Goiás violento: mulher mata marido e corta pênis dele em Goiânia

Fato Uma mulher matou o próprio marido e ainda cortou o pênis...

Notícias

Policiais são agredidos com cadeiradas por familiares de um suspeito após abordagem em Itapoã (DF)

Fato • Familiares de um suspeito de dirigir em alta velocidade agrediram...