sábado , 22 fevereiro 2025
Notícias

Empresa que venceu licitação de R$ 684 milhões, anulada pelo TCM durante mandato de Gustavo Mendanha, entra em Consórcio e volta ao mesmo negócio em Aparecida

Por que a mesma empresa venceu duas licitações, uma anulada, de R$ 684 milhões de reais para manutenção da iluminação pública de Aparecida de Goiânia?

Em agosto de 2021, durante o mandato de Gustavo Mendanha (MDB), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) suspendeu a licitação. Dois anos depois a mesma empresa voltou ao cenário dentro de um Consórcio ‘duvidoso’.

No dia 24 de julho o Consórcio Luz Pública de Aparecida apareceu no Diário Oficial como vencedor da mesma licitação milionária, anulada anteriormente. Porém, existe uma ponta solta nessa história: o sócio da empresa.

Brasiluz, a dona do pedaço

A Brasiluz foi a vencedora da licitação em Aparecida de Goiânia, que viu seu castelo desabar após a interferência do TCM. “Houve restrição do caráter competitivo (…) ao vedar o somatório de atestados para a comprovação de Habilitação Técnica Operacional”, diz o relatório do Tribunal.

Um dos sócios dessa empresa se chama Jorge Marques Moura, estrela nas páginas investigativas em 2015 por envolvimento no escândalo das “corujinhas” de Manaus.

E eis que a Brasiluz voltou ao jogo, agora como parte do ‘Consórcio Luz Pública de Aparecida’. Quem comanda o Consórcio? A Newtesc Tecnologia e Comércio LTDA. Quem é sócio da Newtesc em outros Consórcios? Bingo: Jorge Marques Moura, sócio administrador dessa empresa em 3 deles:

Sinalização Diadema – CNPJ: 300.621.98/0001-07

Sinaliza Cordeiropolis – CNPJ: 31.872.480/0001-04

Caminhos Seguros – CNPJ: 38.113.675/0001-10

A própria Brasiluz faz parte do Consórcio Aparecida. A ‘restrição do caráter competitivo’ continua, só que agora maquiada em CNPJs diferentes. A pessoa física beneficiada no processo anulado em 2021, continua a mesma, com partes na Newtesc (indireta) e na Brasiluz (direta).

Pergunta ao ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB): por que o mesmo sócio venceu as duas licitações milionárias, uma delas anulada, de iluminação pública em Aparecida de Goiânia? Salve Jorge!

Artigos relacionados

Notícias

Lei Maria da Penha valerá também para casais homoafetivos e mulheres trans

Novo entendimento • Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) estendeu a...

Notícias

Papa Francisco tem crise de asma prolongada e quadro é crítico, diz Vaticano

Agravamento  • O Vaticano informou neste sábado (22) que o Papa Francisco,...

Notícias

“Brancos em uma sala, negros em outra”; vereador denuncia segregação racial em escola de Santa Catarina

Denúncia • O vereador Teodoro Adão (MDB) denunciou que o Núcleo Infantil...

Notícias

Caiado e Pablo Marçal já podem formar dupla caipira: “os inelegíveis de Goiás”

Nas paradas de sucesso • Caiado e Pablo Marçal, já podem formar...