terça-feira , 20 maio 2025
Notícias

Modelo para o Brasil e criados no governo Marconi, Colégios Militares ainda são referência; mas Goiás perdeu o 1º lugar no país nas mãos de Caiado

O que Caiado fez para melhorar ou ampliar o modelo de Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás? Pouco, muito pouco. Quase nada.

No dia 19 de novembro de 1998, a Portaria nº 604 criou o primeiro Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG), amparado numa lei de 1976, que oferecia educação exclusiva para os dependentes dos militares, mas que desde então ganhou expansão e começou a funcionar efetivamente no governo Marconi Perillo, em 1999, com sua primeira unidade funcionando no prédio da Academia da Polícia Militar em Goiânia.

O jornal a Gazeta do Povo fez uma reportagem especial sobre os colégios militares de Goiás, inventados no governo Marconi, que serviram de modelo para o Brasil inteiro.

Na reportagem, a Gestora pedagógica do Colégio Estadual Militar de Goiás (CEPMG) Dr. Cesar Toledo, professora Paula Nogueira, da cidade de Anápolis (GO), disse que trabalha em parceria com militares desde 2009 e que a presença deles na escola influencia no comprometimento dos estudantes. “Estar em uma turma disciplinada faz com que o aluno desenvolva mais responsabilidade, e as avaliações da nossa instituição evidenciam isso”, relata a educadora, ao citar as notas obtidas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador utilizado para medir a qualidade de uma rede de ensino.

Com Marconi reforçando e impulsionando os colégios militares, segundo dados do governo federal, Goiás obteve o maior índice do Brasil nos anos 2013, 2017 e 2019, perdendo essa posição em 2021, com Caiado no comando do Eatado. Nesse ano, a liderança do ranking ficou com o Paraná, que também valoriza a educação cívico-militar, com 206 colégios militares.

Pergunta ao governador Ronaldo Caiado: já que o senhor vive dizendo cretinamente que a polícia é sua, algo particular, como se fosse objeto, porque o senhor não toma uma aula com Marconi Perillo para aprender a valorizar os Colégios Militares, assim como ele fazia?

Artigos relacionados

Notícias

Pablo Marçal vira réu por expedição arriscada no Pico dos Marins

• Risco coletivo A Justiça de São Paulo aceitou denúncia do Ministério...

Notícias

Preso nesta terça, procurador da Alego integrava esquema judicial

• Esquema judicial O procurador da Assembleia Legislativa de Goiás, Cristiano Oliveira...

Notícias

Sogros de deputado do Paraná morrem após acidente em Goiás

Colisão  Os sogros do deputado estadual do Paraná, Requião Filho, morreram após...

Notícias

Mais de 5 milhões podem perder título de eleitor, alerta TSE

• Títulos cancelados O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que mais de...