Baixio é o terceiro menor município do Ceará, com 5.704 habitantes, conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Localiza-se na divisa com a Paraíba, distante 420 km de Fortaleza.
Baixio é um pequeno município de grande reputação no país por não ter nenhum homicídio registrado no desde 2013. Feminicídio, vingança e latrocínio são palavras praticamente riscadas do mapa no local.
Localizado na região onde antes habitavam os índios kariri, a cidade surgiu como núcleo urbano a partir de uma fazenda de gado do coronel Liberalino de Carvalho, e com a abertura do ramal da estrada de ferro da Rede de Viação Cearense para o estado da Paraíba no século XX.
Na época consolidou-se como centro urbano mais populoso na região. Durante muito tempo teve sua economia impulsionada pela grande safra de algodão mas, devido a proliferação do bicudo por volta da década de 1970, esse cultivo praticamente extinguiu-se.
O município sobrevive basicamente da agricultura de algodão arbóreo, herbáceo, goiaba, arroz e principalmente o milho e o feijão e na produção de bovinocultura, caprinocultura, suinocultura, apicultura e criação de peixes.