No último mês de março o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) iniciou uma inspeção para a atualização do painel de Fiscalização das Rodovias Estaduais e o resultado foi alarmante.
A vistoria foi realizada em 112 trechos com problemas que possam trazer risco à segurança dos usuários. Em 6.089 km houve aumento de buracos e erosões na malha rodoviária goiana por falta de manutenção do governo Caiado. O comprometimento chega a 90% por cento, número recorde na história em Goiás.
Ironia
Enquanto isso Caiado comemora a pavimentação de 6 km na GO-474 que fica entre Abadiânia e o Lago de Corumbá IV.
Piada, pois neste mesmo trecho o governo Marconi Perillo (PSDB) pavimentou praticamente tudo. A rodovia tem 35 km e apenas 6 não receberam a pavimentação, pois no local existe um desvio por causa de uma rede de transmissão de Furnas. Mesmo assim, quando Caiado assumiu o governo, esses 6 km da GO estavam pronta para o asfalto, com terraplanagem concluída.
Vejam quanta incompetência do senhor Pedro Sales, reizinho da Goinfra, que praticamente fez 1 km por ano durante o governo nesta rodovia, e mesmo assim tem coragem de comemorar. É o fim da picada.
A Goinfra já foi intimada a apresentar as medidas com prazos em cronograma detalhado para correção dos problemas. Segundo o relatório do Tribunal de Contas, destacaram-se trechos críticos com buracos/panelas ou afundamentos nas seguintes rodovias:
GO-070, trecho entre Itapirapuã e Matrinchã;
GO-020, trecho entre Pires do Rio até Entroncamento da BR-050;
GO-468, trecho entre o Entroncamento da BR-020 (Bezerra) e Divisa GO-MG;
GO-108, trecho entre Mambaí e Sítio D‘Abadia;
GO-446, trecho entre Iaciara e Posse;
GO-463, trecho entre o Entroncamento da BR-020 e Divinópolis;
GO-568, trecho entre Indiara e Palmeiras de Goiás.
GO-050, trecho entre Chapadão do Céu e Entroncamento da BR-364;
GO-236, trecho entre o Entroncamento da BR-020 e Mambaí;
GO-108, trecho entre Mambaí e Sítio D’Abadia;
GO-164, trecho entre Cidade de Goiás e Araguapaz;
GO-080, trecho entre Goianésia e Jaraguá.