terça-feira , 16 julho 2024
Opinião

(Opinião) Caiado inventou Goiás falido, enganou Bolsonaro e usurpou do RRF. Jogada política para caluniar adversários e ficar na sombra engordando ‘marajás’

Leio a notícia escrita pela jornalista Fabiana Pulcineli, no jornal O Popular deste sábado (12), com a impressão de que ‘somos mesmos tapados e merecemos levar o fumo que levamos’.

Em linhas cuidadosamente ‘bordadas’, a nobre colega diz que teve acesso ao relatório da Secretaria do Tesouro Nacional e que as contas do Estado estão equilibradas, que as metas foram alcançadas e que por isso Goiás foi ‘convidado’ a deixar o Regime de Recuperação Fiscal. Depois, ela desenha um quadro de contas no azul, sim isso mesmo, ‘azul Perillo’.

Só bobo para cair nessa

O preço da ignorância é a falta de informação, sobretudo, caro para quem não tem memória ou é esquecidiço.

Corte para dezembro de 2021. Exatamente um ano e oito meses. Caiado (UB) recebia um ‘presente’ do presidente Jair Bolsonaro (PL), a entrada de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal.

O governo montou um estudo afirmando que estava totalmente falido, quebrado, sem dinheiro para pagar os servidores públicos, que tiveram os salários retidos em janeiro de 2019, assim que Caiado assumiu.

O cenário de terra arrasada descrito no relatório foi tão pintado, maquiado, que enganou muita gente. Cara pálida afirmava que as dívidas acumulavam R$ 22,986 bilhões, que consumiam R$ 2,5 bilhões por ano em pagamento de principal, juros e precatórios.

Claro, sem revelar que tinha conseguido uma liminar no STF para pedalar a própria dívida do Estado com a União, que todos os governadores antes dele pagaram, governaram e transformaram Goiás em canteiro de obras com hospitais, rodovias, Credeques, estádios, ginásios, Crer e muito mais. Nenhum deles precisou recorrer a recuperação fiscal.

Agora, vem Caiado com a cara lambida, com a Celg D vendida, Ipasgo privatizado, nenhuma obra, engordando marajás com verbas indenizatórias, chorando o pé na bunda que vai levar do RRF, que nem era para ter entrado.

Está claro no próprio texto da jornalista Fabiana Pulcineli que as contas estão no azul, e não existe milagre que justifique a recuperação de um Estado quebrado, prevista para 10 anos, em apenas um ano e meio. Conversa fiada.

Agora Caiado está lá bajulando Lula (PT) para continuar com a teta que Bolsonaro deu. Se o sapo barbudo cair nessa, vai criar cobra peçonhenta para picá-lo em 2026.

Cristiano Silva
G24H