Na manhã desta terça-feira (15), por volta das 8h30, cerca de 21 estados brasileiros foram atingidos por falta de energia elétrica. De acordo com o g1, além do Distrito Federal estados como Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba foram afetados.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional. Com isto, interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil.
“A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, diz a nota ao jornal o GLOBO.
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que este apagão foi um “evento de grande porte”.
O Ministério da Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico e a Aneel, e também as empresas envolvidas estão neste momento acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema.