Na sequência de reportagens especiais sobre a importância do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, a nossa reportagem conversou com o Conselheiro Valcenor Braz.
Valcenor tem 69 anos, foi prefeito do município de Luziânia, ex-Deputado Estadual por Goiás, ex-Secretário Estadual Extraordinário do Entorno de Brasília e, desde 2016, é Conselheiro Vitalício do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás.
Recém recuperado de uma pequena cirurgia ele recebeu a reportagem do Goias24horas com entusiasmo para falar das atividades do TCM. “O Tribunal já há muito tempo vem trabalhando para orientar os gestores municipais. Chegamos a uma fase, ao invés de punir estamos orientando para evitar problemas futuros. Fazemos cursos para prefeitos que queiram treinar as suas equipes de forma gratuita. Também fazemos encontros regionais. Neste ano fizemos encontros devtodas as seis regiões”.
Os cargos de conselheiros são muito visados por políticos que reivindicam indicações. Porém, muitos buscam a antecipação da aposentadoria de atuais conselheiros para assumir os seus postos. Valcenor Braz confirmou que essas “investidas” são constantes e que isso já aconteceu com ele. “Já aconteceu comigo e com outros conselheiros também, e temos que estar prontos para essas coisas, não há dificuldade para discutir e dialogar “.
A vaga de Valcenor Braz, segundo informações divulgadas pela imprensa, vem sendo bastante cobiçada por postulantes ao cargo. O ex-prefeito de Formosa, Ernesto Roller, e os deputados Lincoln Tejota e, recentemente, Talles Barreto, teriam “tentado” persuadir o conselheiro a antecipar a sua aposentadoria. Porém, Valcenor pretende concluir a sua participação no TCM por mais seis anos, quando completará 75 e será aposentado conpulsoriamente. “Aqui até os 75, mas vamos continuar trabalhando porque na vida não podemos cruzar os braços”.
Veja o vídeo na reportagem abaixo;