O artilheiro do Manchester City, Erling Haaland foi eleito pela Uefa como o melhor jogador da temporada passada na Europa. A premiação aconteceu na tarde desta quinta-feira (31/08) em Mônaco, após a definição da fase de grupos da próxima Champions league.
O atacante superou o companheiro Kevin De Bruyne e o argentino Messi na premiação. Ele foi o grande destaque da tríplice coroa conquistada pelos citzens, além da inédita taça da competição continental.
Os números do norueguês impressionaram os ingleses em sua primeira temporada. Artilheiro da equipe, ele marcou 52 gols em 53 jogos pelo City. Ele quebrou o recorde de bolas na rede na Premier League com 36 gols marcados, além de ser o maior goleador da edição da Champions com 12 tentos.
Com 23 anos, o atacante é um dos jogadores cotados para ser uma das grandes estrelas da nova geração do futebol mundial. Ao lado de Mbappé e Vinicius Júnior, o atacante gera expectativas para substituir Messi e Cristiano Ronaldo como protagonistas da Europa. Ele deve concorrer ao prêmio de bola de ouro da revista francesa France football, que acontece no dia 31 de outubro.
Pep Guardiola
O técnico Pep Guardiola foi escolhido como o melhor treinador da temporada europeia. Revolucionário, o espanhol conseguiu conduzir a equipe do City a tríplice coroa, com as conquistas da Liga dos Campeões, Premier League e Copa da Inglaterra. Guardiola foi o primeiro treinador a ganhar o triplete por duas equipes diferentes (Barcelona, Manchester City).
Ele não esteve presente na premiação em Mônaco. O técnico precisou passar por uma cirurgia de emergência nas costas e está em recuperação. A expectativa é que ele volte ao trabalhar após a data FIFA em Setembro.
Com as conquistas da temporada passada, Guardiola agora soma 24 títulos na carreira de treinador, sendo 11 campeonatos nacionais, 10 copas nacionais e 3 Champions League.
Foto: Getty images