Uma cadela e o filhote dela, que estavam infestados de carrapatos, foram resgatados pela Polícia Civil, em Goiânia, na terça-feira (5).
O caso foi descoberto após denúncia anônima. Segundo o relato, a cadela havia parido dez filhotes. Por conta da omissão dos tutores, nove filhotes morreram, restando apenas um.
O sobrevivente estava muito doente e, tanto ele, quanto a mãe, estavam infestados de carrapatos.
A equipe policial esteve no local e verificou que os animais estavam em total situação de maus-tratos, magros e com muitos ectoparasitas. O filhote foi encontrado praticamente desacordado, apresentando mucosa branca e sinal de apatia. Foi realizada uma perícia no local e comprovada a situação de crime.
Na casa estava somente uma pessoa, a qual tem transtornos mentais. Os animais eram de outro indivíduo, que não foi localizado no momento da ação.
Os cães foram internados no Hospital Veterinário São Francisco de Assis sob a responsabilidade do Grupo Vida Lata, que assumiu os cuidados com os animais. Apesar dos cuidados, o filhote não resistiu e morreu na madrugada desta quarta-feira (6).
Será instaurado inquérito policial, a fim apurar o crime de maus-tratos, cuja pena é de dois a cinco anos de prisão, com causa de aumento de até 1/3 devido ao resultado morte.