O início da campanha é dia 16 próximo e prossegue até o dia 30 de setembro. É tempo suficiente para você lembrar de levar seu bichinho de estimação, ( cães, gatos e outros domesticados) em um dos pontos de vacinação. Ao todo, serão 405 , distribuídos nos sete distritos sanitários de Saúde da Capital.
A distribuição dos pontos será da seguinte forma: no dia 16 de setembro, haverá doses disponíveis em 151 pontos dos distritos sanitários Sul, Leste e Campinas/Centro; no dia 23, serão 105 pontos nos distritos Norte e Noroeste e, por fim, no dia 30 serão disponibilizados 149 pontos. Aqueles tutores, apaixonados por pets, como são chamados, e tem mais de cinco animais de estimação, não se desespere quanto aos meios de transportar e garantir a imunização de seus bichinhos domésticos. Quem tiver acima de cinco animais ( e tem gente que possui mesmo), pode agendar a vacinação pelos telefones: 3524-3131; 3524-3129 (WhatsApp) e no 3524-3130 (plantão), a fim de agilizar e providenciar a vacinação dos pets.
Vale ressaltar que a responsabilidade afetiva que você nutre pelos seus pets, inclui a vacinação antirrábica. Pois a raiva mata. Na pior das hipóteses, se isso ocorrer, quem pode ficar descontrolado emocionalmente, é você: o dono do animal de estimação. Afinal de contas, já foi comprovado cientificamente por profissionais da psicologia e neurocientistas, a importância que a relação de afeto tem, entre o animal e o dono. É reconhecido que esse vínculo, auxilia na cura de doenças consideradas modernas: como ansiedade, depressão, entre outras de ordem psicológica.
Os profissionais de saúde alertam sobre a transmissão da raiva para animais e seres humanos e a necessidade de controle da doença. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que pode acometer mamíferos e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda, com letalidade de aproximadamente 100%.
E atenção: Após o encerramento da campanha, você ainda poderá encontrar doses disponíveis para vacinar o seu animal de estimação, nas sedes dos distritos até o dia 07 de outubro. Não tem desculpas pra você deixar de manter a posse responsável e a saúde do seu animal. É que durante o ano todo, os animais podem ser vacinados em quatro pontos fixos; confira: Unidade de Vigilância em Zoonoses; Hospital da Amma e nas Escolas de Veterinária da UFG e PUC.
Em 2022, foram vacinados um total de 113.240 animais, sendo 98.817 cães e 14.423 gatos. A meta deste ano é vacinar 80% do total de animais domésticos, o que representa 172.mil e146 pets na capital goiana.
Fotos: Secom
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia