O secretário de Saúde do governo Caiado, Sérgio Vencio, partiu para o tudo ou nada no mar de irresponsabilidades que vem cometendo na cadeira de uma das principais secretarias do Estado.
Desesperado para emplacar uma OSC, com digitais do grupo Einstein no Hospital de Urgências (HUGO), ele criou um monstrengo em forma de edital, com partes de leis estaduais e uma federal, para abrir as pernas do Estado para a tal Organização Social Civil abocanhar R$ 767 milhões de reais do dinheiro público dos goianos.
O que é OSC?
Organizações da Sociedade Civil são entidades de direito privado e fins públicos, que estão livres de prestar contas das despesas.
Em outras palavras, essas maracutaias que explodiram no governo Caiado, com Organizações Sociais que contrataram empresas de fachadas para lavar o dinheiro público, jamais virão a tona, pois a OSC não tem que explicar nada para ninguém, faz o que quer com a grana.
Constrangimento
O Conselho de Saúde foi contra a manobra de Sérgio Vencio. Resultado: brigou com o Conselho. O Tribunal de Contas do Estado advertiu e depois derrubou o chamamento. Resultado: Sérgio Vencio entrou na justiça contra o TCE e derrubou a decisão técnica do Conselheiro Edson Ferrari.
O chamamento milionário para a tal OSC será amanhã, quinta (14). A liminar do TJ-GO é assinada pelo próprio presidente, desembargador Carlos Alberto França.
A decisão correu pelos grupos de WhatsApp ligados a Vencio como troféu, para mostrar quem manda.
Estranhamente, Sérgio Vencio assinou um Termo de Cooperação entre TJ-GO e Secretaria de Saúde (Processo no 202100041000033), com data retroativa para o dia de hoje, quarta (13), foi publicado no Diário Oficial do Estado.
Constrangimento geral no Tribunal de Contas do Estado. Um secretário aponta o dedo na cara de um Conselheiro e faz o que quer.
Anedota de um amigo: “e daí? O CPF que vai pagar a conta é de quem? Do Sérgio Vencio. Dá corda para ele”.