Musicistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia compareceram a Sessão da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (14) para reivindicar aumento de salários, que estão defasados desde 2011.
A reestruturação dos cargos e salários da Orquestra estão paradas no gabinete do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). A promessa é de que serão encaminhados à Câmara Municipal até o próximo mês.
Alguns membros ganham entre 2 mil e 2.200 reais, enquanto os cantores do coro ganham 1.600 reais.
A Orquestra foi criada em 1993 pelo Maestro Joaquim Jayme e é composta por 75 instrumentistas e coro profissional de 44 músicos cantores.
Secretário afirma que reestruturação está em fase final
O secretário de Cultura Zander Fábio tem trabalhado pela valorização da Orquestra, feito o que ninguém fez pelos profissionais desde sua criação.
Em contato com o G24H, Zander explicou que se envolveu pessoalmente no projeto de reestruturação dos salários, e que após a fase de estudo e avaliação do impacto financeiro nos cofres municipais, seguirá para a Câmara Municipal, onde os vereadores decidirão se querem ou não votar a favor da Orquestra. “O prefeito Rogério Cruz está sensibilizado com a situação dos históricos baixos salários da Orquestra, que são baixos há mais de 11 anos. Estamos criando a possibilidade dentro do que é permitido pelo teto de gastos e com responsabilidade. Esperamos que em breve os vereadores também abracem a causa”, disse.
Veja no vídeo;