sexta-feira , 18 abril 2025
Notícias

Ministro do TSE determina que Câmara de Goiânia cumpra cassação do mandato do vereador Paulo Henrique da Farmácia

Nesta terça-feira (19), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes Marques determinou que a Câmara Municipal de Goiânia cumpra de imediato a cassação do mandato do vereador Paulo Henrique da Farmácia (Agir) e a recontagem dos votos nas eleições municipais de 2020 pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

A decisão teve origem em uma ação movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra o Partido Trabalhista Cristão (PTC), no qual Paulo Henrique da Farmácia foi eleito em 2020. O motivo da cassação foi o descumprimento da cota de gênero estabelecida para as eleições. Segundo o PT, o PTC na ocasião contava com 38 candidatos, sendo 26 homens e 12 mulheres. Contudo, duas candidaturas femininas, de Carolina de Oliveira Cruvinel e Maria Félix Guimarães Brito, foram indeferidas por razões que indicavam falta de interesse de candidatura. A primeira por não quitar obrigações eleitorais e por não apresentar uma foto conforme exigências legais, enquanto a segunda por não estar filiada ao partido.

Com a anulação dessas duas candidaturas, o PTC deixou de cumprir o requisito de 30% da cota de gênero, ficando com uma representação feminina de 27,77%. O ministro do TSE considerou essas evidências suficientes para justificar a cassação.

A cassação do mandato de Paulo Henrique da Farmácia abre espaço para que o suplente Markim-Goya (Patriota) assuma a cadeira de vereador após a recontagem dos votos.

 

Artigos relacionados

Notícias

Padrão Caiado: Goiás aumentou endividamento desde que adotou o RRF

Piorou Desde que o governador Ronaldo Caiado aderiu ao Regime de Recuperação...

Notícias

Tribunal de Justiça de São Paulo rejeita censura ao livro de Cristiano Silva que expõe passado criminal de Pablo Marçal

Decisão Judicial • O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou o pedido...

Notícias

Mulher é detida com carga de drogas avaliada em mais de R$ 100 mil na BR-364 em Goiás

Tráfico de drogas • Uma mulher de 32 anos acusada de tráfico...