terça-feira , 5 novembro 2024
Notícias

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes manda carta para o presidente Lula pedindo a volta do Horário de Verão

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), nesta sexta-feira (22), em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pediu a volta do horário de verão, suspenso por decreto desde 2019. O documento com a solicitação também foi encaminhado ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e ao ministro do Turismo, Celso Sabino.

Segundo a Abrasel, o horário de verão tem um impacto direto e significativo no faturamento dos bares e restaurantes, com uma alta estimada entre 10% e 15%. A entidade defende que a medida não apenas estimularia a economia, mas também beneficiaria o setor de comércio e turismo, uma vez que os turistas tendem a prolongar suas atividades até mais tarde durante essa época do ano.

No entanto, na última semana, a área técnica do Ministério de Minas e Energia realizou uma avaliação, concluindo que não é necessário retomar o horário de verão em 2023. A avaliação se baseia na situação dos reservatórios e na oferta de fontes renováveis, que atualmente são suficientes para garantir o fornecimento de energia. Além disso, argumenta-se que o comportamento de consumo de energia da população mudou ao longo do tempo, tornando o horário de verão menos eficaz em comparação com décadas anteriores. Porém, a decisão final sobre uma eventual retomada não compete ao ministério.

Artigos relacionados