terça-feira , 18 fevereiro 2025
Notícias

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes manda carta para o presidente Lula pedindo a volta do Horário de Verão

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), nesta sexta-feira (22), em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pediu a volta do horário de verão, suspenso por decreto desde 2019. O documento com a solicitação também foi encaminhado ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e ao ministro do Turismo, Celso Sabino.

Segundo a Abrasel, o horário de verão tem um impacto direto e significativo no faturamento dos bares e restaurantes, com uma alta estimada entre 10% e 15%. A entidade defende que a medida não apenas estimularia a economia, mas também beneficiaria o setor de comércio e turismo, uma vez que os turistas tendem a prolongar suas atividades até mais tarde durante essa época do ano.

No entanto, na última semana, a área técnica do Ministério de Minas e Energia realizou uma avaliação, concluindo que não é necessário retomar o horário de verão em 2023. A avaliação se baseia na situação dos reservatórios e na oferta de fontes renováveis, que atualmente são suficientes para garantir o fornecimento de energia. Além disso, argumenta-se que o comportamento de consumo de energia da população mudou ao longo do tempo, tornando o horário de verão menos eficaz em comparação com décadas anteriores. Porém, a decisão final sobre uma eventual retomada não compete ao ministério.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: homem é espancado e tem corpo jogado em lago de Bela Vista

Homicídio Um homem, de 49 anos, foi morto após ser espancado e...

Notícias

Câmara de Goiânia, no ritmo da Alego, depois de aumento de regalias, quer criar 40 novos cargos de chefia

Proposta • A mesa diretora da Câmara Municipal de Goiânia apresentou um...

Notícias

Homem que anotava mortes das ex-namoradas é condenado a 28 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de Goianira

Condenação • Tribunal do Júri de Goianira condenou o ambulante Jesus Pereira...