Após a trágica morte de Walewska, ex-jogadora de vôlei de 43 anos, seu marido, Ricardo Alexandre Mendes, quebrou o silêncio e revelou o sofrimento vivido nos últimos dias e abordou os motivos que o levaram a não estar no velória de sua esposa, que faleceu na última quinta-feira (21).
“Por todo o amor que eu tenho por ela, se eu soubesse que ela tomaria essa decisão, eu anularia minha vida e meus sentimentos para continuar com ela”, afirmou Ricardo em uma entrevista concedida ao ‘UOL’.
Sobre a ausência no velório, Ricardo disse que havia emitido um bilhete aéreo para estar ao lado dela, mas alegou que um amigo da família teria lhe informado que os pais de Walewska desaconselharam sua presença. No entanto, essa versão é contestada pela família da ex-jogadora.
O corpo de Walewska foi velado e enterrado no sábado (23), em Belo Horizonte. Sua morte ocorreu após uma queda do 17º andar do edifício onde morava com Ricardo Mendes, em Cerqueira César, bairro nobre da região central de São Paulo. Ricardo não participou do reconhecimento do corpo de sua esposa e, de acordo com informações do ‘UOL’, deixou as roupas da atleta na portaria para que a funerária realizasse os preparativos para o velório.
Questionado sobre sua atitude, Ricardo Mendes explicou que não tinha condições psicológicas de lidar com o momento trágico. Ele também esclareceu que ninguém o contatou para tratar de questões financeiras e que pretende restituir tudo o que for necessário. “Não tive condições psicológicas de reconhecer o amor da minha vida, que está morta”, desabafou.
O viúvo ainda relatou que, na noite anterior à tragédia, eles tiveram uma pequena discussão. “Eu disse a ela que não dava para continuar onde não havia mais amor entre homem e mulher. Ela ficou introspectiva, ficou quieta, e fomos dormir. A gente se amava, eu esperava que ela aceitasse a separação numa boa”, concluiu Ricardo Mendes.
O corretor de imóveis também revelou o prínt do último contato que teve com a esposa. “Amo você. Mas, acho que você já tomou a sua decisão”, escreveu Walewska. “Também te amo”, respondeu Ricardo.