Desde a primeira edição, o festival de curtas-metragens se tornou uma vitrine para o audiovisual em Goiás, levando para todo o País tudo o que o estado tem a oferecer nesse setor. “ Ao longo dos anos, enfrentamos desafios, conquistamos vitórias, aprendemos muito, formamos plateias e impulsionamos a produção audiovisual.” Diz Maria Abdala- Diretora Geral da Mostra.
Maria Abdala afirma que “mesmo diante das adversidades causadas pela pandemia, da falta de investimentos e políticas públicas para a cultura e da negligência em relação a uma área que tanto precisa de incentivo governamental, a Goiânia Mostra Curtas, manteve a postura de resistência”. Em 2023, com o retorno, tem a renovação e a reconstrução, pois o festival vai ser realizado de forma presencial no Teatro Goiânia.
Ao longo desses mais de 20 anos, a Goiânia Mostra Curtas conquistou notoriedade no Brasil e é sempre lembrada por grandes profissionais do mercado, que acompanham a cada ano, seja nas curadorias, realizadores, nos júris, nas consultorias, palestras, debates, oficinas e diversas outras atividades. “Nossa voz é profissional, refletindo o compromisso e a seriedade que temos com o festival e com o desenvolvimento do audiovisual em Goiás”, argumenta Maria Abdala Diretora Geral da Mostra.
A programação deste ano traz uma seleção de filmes divididos em quatro mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Mostra Animação e a 21ª Mostrinha. Além disso, tem uma mostra não competitiva, a Curta Mostra Especial – De Lugar Nenhum, seguida de debate e muitas outras atrações. Ao todo, são 76 filmes de todas as regiões do Brasil que poderão ser assistidos gratuitamente no Teatro Goiânia.
Mais informações: www.goianiamostracurtas.com.br