O Corinthians acertou a contratação do técnico Mano Menezes nesta quinta-feira (28) para a sequência da temporada. O timão havia demitido o treinador Vanderlei Luxemburgo após o empate contra o Fortaleza no jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. Mano estava livre no mercado desde a sua saída do Internacional no mês de julho. Ele assinou contrato com o time de Parque São Jorge até o fim de 2025.
Atual 11° colocado na tabela de classificação da série A, o Corinthians vive um ano de instabilidade. Além da eliminação da Copa do Brasil para o rival São Paulo e a queda precoce na Libertadores, a falta de desempenho do time foi crucial para a mudança de comando técnico.
Vale destacar que o treinador Gaúcho não era a primeira opção do clube. O Corinthians tentou a contratação de Tite, ex-técnico da Seleção Brasileira, mas não obteve sucesso por causa da concorrência com o Flamengo. O atual presidente do timão, Duílio Monteiro Alves, chegou a falar em outra ocasião que enquanto ele estivesse no cargo Mano Menezes não retornaria ao Corinthians.
A contratação têm gerado conflito dentro do clube. Ao final do ano, Duílio deixa o cargo e haverá uma eleição para se conhecer o novo mandatário. O candidato da oposição, Augusto Melo, disse que Mano não era a sua escolha para treinador e que caso vença o pleito, vai avaliar se o treinador vai seguir ou não no Corinthians.
Essa é a terceira passagem de Mano Menezes no timão. a primeira vez que assumiu a equipe foi em 2008 na série B e encerrou o ciclo em 2010. A segunda passagem foi curta, em 2014 ele foi o responsável pela reconstrução do time que no ano seguinte levantaria a taça de campeão brasileiro.
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro