A hidroginástica é uma atividade física que é muito procurada por pessoas da terceira idade. Por ser um exercício feito dentro da água, o impacto é menor e é uma ótima modalidade para essa faixa etária. As aulas têm em média a duração de 50 minutos e além de serem praticas e divertidas, ajudam na melhora da qualidade de vida.
Estudos apontam que a partir da terceira década de vida, um indivíduo normal perde cerca de 1% de massa muscular a cada ano. Porem, fatores como genética ou mesmo o sedentarismo podem acelerar esse processo. A hidroginástica é recomendada para aquelas pessoas, idosas ou não, que estão se recuperando de alguma lesão ou pretendem começar uma atividade física regular, como explica a educadora física Fabriny Paulino.
“A hidroginástica, sendo uma atividade aquática, tem um risco praticamente nulo de lesão. Isso porque dentro da água a gente não tem impacto. Ainda assim a gente consegue trabalhar fortalecimento muscular, mobilidade, equilíbrio, a parte cardiorrespiratória do idoso e alongamentos que estimulam o fortalecimento dos músculos e consequentemente a melhora da qualidade de vida”, enfatizou
Outra questão que a modalidade traz de benefício é a parte de socialização. Por ser uma atividade em grupo, a interação entre os alunos ajuda nos processos psicológicos e psicoafetivos. E por ser um exercício divertido, o idoso acaba sentindo mais motivação para sair de casa e praticar a hidroginástica.