A deputada estadual, Vivian Naves (PP), lamentou, nesta semana, a tensão criada, a partir de Brasília, entre o Legislativo e o Judiciário. Enquanto o Supremo Tribunal Federal – STF avança em pautas como o marco temporal, legalização do porte de maconha e aborto, o Congresso Nacional entende as deliberações como invasão de competência e tramita com projeto para limitar decisões da Alta Corte.
Para a parlamentar, que ocupa já com destaque na ALEGO seu primeiro mandato, quem perde com tudo isso é o Brasil. “A harmonia entre os poderes não pode ser mera retórica. O país passa por um momento importante de sua história, de recuperação econômica no pós-pandemia e não podemos fomentar que autoridades tragam para dentro das instituições uma polarização raivosa que, infelizmente, está nas ruas”, opina.
Vivian acredita que a melhor saída para a questão é o diálogo. “Temos no STF agora o ministro Barroso, que já sinalizou com a pacificação em sua posse como presidente, o Lira, na Câmara, e o Pacheco, no Senado, que são políticos muito bem preparados e eu confio que isso se resolverá com boas conversas, mesmo com toda pressão que eles vêm sofrendo dos seus pares para posições mais enérgicas”, finalizou.