Com apresentações de sete espetáculos de cinco grupos teatrais, a 6ª edição do Festival de Teatro Infantil de Goiás (Festin) termina amanhã no Teatro Goiânia. A programação é gratuita. Em todos os espetáculos o público contará com intérpretes de libras e áudio descrição.
O Festin, tradicionalmente era realizado aos finais de semana, mas, desta vez, para a alegria da meninada, o calendário foi alterado. O objetivo é receber estudantes de escolas públicas, projetos sociais e entidades que desenvolvam ações, que visem a formação do processo de cidadania, para essa plateia tão especial. “Decidimos pela Semana da Criança para realmente presentear a comunidade com arte, cultura e educação”, diz Hélio Martins, produtor cultural e idealizador do festival.
Esta edição traz grupos goianos regionalmente conhecidos e premiados, como a Companhia Flor do Cerrado, Cidade Livre e Teatro Destinatário. Todos os espetáculos têm entradas gratuitas, porém limitadas à capacidade do espaço cultural. Os interessados podem retirar os ingressos no Teatro Goiânia uma hora antes do evento.
O produtor cultural responsável pelo evento, diz que a pretensão do festival, é promover a inclusão. Esta edição conta com uma apresentação preparada para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A iniciativa faz parte do projeto Teatro Azul, que tem como objetivo oferecer uma experiência de espetáculo mais confortável e acessível a todo perfil de público.
Programação:
11/10 (quarta-feira)
15h – Mariazinha e Chiquinho na Terra do Rei do Baião – Cia Flor do Cerrado
12/10 (quinta-feira)
10h – Autismo no palco – NAIA Autismo Goiânia
16h – Histórias para Sonhar Acordado – Teatro GTI
18h15 – Entre Letras: Encantados – Cia Cidade Livre