O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) determinou a inclusão de cinco modalidades esportivas como olímpicas. São elas: críquete, flag football, squash, beisebol/softball e lacrosse.
As odalidades passam a fazer parte do quadro esportivo para as próximas Olimpíadas de 2028 em Los Angeles. A votação do Conselho Executivo do COI aconteceu na manhã desta segunda-feira (16), em Mumbai na Índia.
Estiveram reunidos 90 membros da instituição e somente dois deles foram contrários a proposta. Segundo os opositores que representam a Costa do Marfim e a Uganda, os novos esportes não são muito praticados no continente africano o que pode ser uma desvantagem. Já o presidente do COI, Thomas Bach, é uma forma de apresentar modalidades americanas para o mundo.
“A escolha desses cinco novos esportes está alinhada com a cultura esportiva americana e apresentará esportes americanos icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos”, expressou o presidente.
Nas últimas Olímpiadas, em Tóquio no ano de 2021, o Brasil teve a sua melhor performance na história. Foram 21 medalhas conquistadas sendo 7 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze ficando em 12° lugar no quadro de medalhas. A próxima edição está programada para começar no segundo semestre de 2028 e será a quinta vez que os Estados Unidos sediam a competição.
Foto: COI/Divulgação