Enquanto invade e ataca a Ucrânia, desde fevereiro do ano passado, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está tentando mediar um acordo de cessar-fogo no conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Na manhã desta segunda-feira (16), Putin realizou uma série de conversas telefônicas com líderes do Oriente Médio, buscando soluções para a crise em curso.
O Kremlin divulgou que Putin dialogou com pelo menos cinco chefes de estado da região, incluindo o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o líder da Palestina, Mahmoud Abbas.
Em um comunicado oficial, o governo russo afirmou: “O presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone com o primeiro-ministro do Estado de Israel, Benjamin Netanyahu. A discussão centrou-se na situação de crise que surgiu como resultado da acentuada escalada do conflito palestino-israelense.”
Putin se ofereceu aos líderes do Oriente Médio para ajudar em assistência humanitária e coordenar esforços para encerrar o conflito o mais rapidamente possível.
Além de Netanyahu e Abbas, Putin também se comunicou com os chefes de Estado do Egito, Síria e Irã. Com o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, a discussão se concentrou na evacuação de russos e cidadãos de outros países que se encontram na Faixa de Gaza.