terça-feira , 16 julho 2024
Notícias

(Agência Pública) Grampos clandestinos: contrato de programa espião com Governo Caiado, em Goiás, previa 10 mil acessos

O contrato entre o governo de Goiás, na gestão de Ronaldo Caiado (União), e a empresa israelense Cognyte permitia 10 mil acessos pelo programa First Mile num prazo de 24 meses a contar de junho de 2021, segundo documentos obtidos pela Agência Pública. O uso do programa pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) está sob investigação da Polícia Federal que, na sexta-feira (20), desencadeou a Operação Última Milha.

O First Mile permite acompanhar a movimentação de uma pessoa que esteja usando um telefone celular. A PF investiga se o programa foi usado por servidores da Abin para acompanhar os passos de políticos, jornalistas, advogados ou críticos do governo de Jair Bolsonaro (2019-2022). A vigilância em massa por essa mesma empresa foi detectada em países como Mianmar e Sudão do Sul.

O G24H noticiou nesta segunda-feira (23), que Caiado montou um gabinete do ódio para grampear, assediar e perseguir jornalistas, empresários e adversários políticos.

No dia 3 de outubro, ou seja, após a solicitação da Pública, o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Gustavo Corteza Ganga, classificou as informações solicitadas pela reportagem como “reservadas” por 5 anos. Com isso, só poderão ser conhecidas a partir de 3 de outubro de 2028.

Vergonha varrida para debaixo do tapete. Quando a justiça agir Caiado vai ter que se explicar. Cedo ou tarde a sua hora vai chegar.