O deputado estadual Mauro Rubem (PT), apresentou nesta quarta-feira (25), uma solicitação ao Ministério Público, pedindo esclarecimentos ao governo Ronaldo Caiado, a respeito da compra e utilização do software israelense Cognyte Brasil, para fins de interceptação de comunicações e geolocalização de pessoas.
A aquisição do software espião ocorreu em 11 de dezembro de 2020, por meio da Secretaria de Segurança Pública do estado de Goiás (SSP-GO), por R$ 7,6 milhões.
Mauro Rubem espera obter informações sobre quais unidades da Secretaria de Segurança Pública tiveram acesso ao programa espião, bem como as normas que regulamentavam sua utilização. Além disso, ele busca detalhes sobre o número de indivíduos que foram alvo dessas tecnologias e os fundamentos que embasaram sua utilização em cada caso específico.
Outro ponto de interesse no requerimento de Mauro Rubem é a identificação dos servidores que operaram ou ainda operam essas ferramentas de espionagem. Ele também indaga se existem outras ferramentas de investigação semelhantes em uso pelo governo estadual de Goiás.