terça-feira , 5 novembro 2024
Noticias

Procuradoria Geral da República diz que “Lei dos Marajás” do Governo Ronaldo Caiado é imoral

A Procuradoria Geral da República está chamando as coisas pelo seu devido nome, ao se referir sobre a nova verba indenizatória criada pelo governador Ronaldo Caiado (UB). A PGR fala em patrimonialismo”, “leis imorais” e “desproporcionalidade” de valores ao pedir a derrubada dessa farra com o dinheiro público. Essa informação foi publicada nesta sexta-feira (27) pela jornalista Fabiana Pulcineli, em O Popular.

A “Lei dos Marajás” de Caiado beneficia o vice-governador Daniel Vilela, secretários, procuradores do Estado e auditores. Contudo, a PGR busca encerrar essa prática com a Nova Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7499), protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (26).

Esta não é a primeira vez que Ronaldo Caiado tenta emplacar essa lei imoral. Em julho, também por ação da Procuradoria, o STF derrubou a verba indenizatória. Agora, o governador, persistente, tenta enganar o Supremo, disfarçando o pagamento como “despesas com transporte e alimentação”. Os valores variam de R$ 5.680,52 a R$ 11.361,05.

A procuradora-geral da República em exercício, Elizeta Maria de Paiva Ramos, afirma na petição que os pagamentos chegam a ser oito vezes o salário mínimo do país e seis vezes a renda per capita dos goianos, o que excede os gastos com transporte e alimentação. Além disso? alguns beneficiádos com a verba do Caiado já têm direito a carro oficial e motorista do governo e mesmo assim recebem verba para transporte.

Ao alegar desrespeito às normas constitucionais, ela menciona afronta aos princípios da igualdade, impessoalidade e moralidade, descumprimento do teto salarial do funcionalismo e violação da regra que estabelece a competência da União para legislar sobre direito tributário.

E para completar os “Marajás” do Caiado ainda têm outro benefício: o imposto de renda não incide sobre a verba indenizatória.

Artigos relacionados

Noticias

Caiado abre fogo contra bolsonaristas e demite 22 ligados à Wilder Morais

Exoneração de servidores O governador Ronaldo Caiado mostrou, mais uma vez, que...

Noticias

A dois dias das eleições, deputado Gustavo Gayer (PL) é alvo de busca e apreensão em Goiânia

Fato O deputado federal Gustavo Gayer amanheceu sendo alvo de busca e...

Noticias

Idoso morre afogado após pular em lago para fugir de ataque de abelhas em Goiás

Fato Um idoso de 78 anos morreu afogado após pular em um...

Noticias

Médicos da rede municipal de Goiânia vão paralisar serviços por 24h na quarta-feira (13)

Médicos que atuam na rede municipal de saúde de Goiânia vão paralisar...