O Fortaleza perdeu para a LDU nos pênaltis e acabou vendo o time equatoriano levar o título da Copa Sul-americana. Jogando no Uruguai, o leão abriu o placar com o atacante Lucero já na segunda etapa, na sequência Alzugaray em jogada individual empatou. Nas penalidades, o time cearense teve a oportunidade de ganhar na última cobrança da série de 5 mas Pedro Augusto perdeu, e nas bolas alternadas, Brietz bateu para a defesa de Dominguéz que confirmou o título da LDU
O jogo
Os primeiros minutos da partida deixava claro a estratégia de cada time, o Fortaleza com a posse de bola e pressionando bastante a defesa adversária, enquanto a LDU tentando escapar em contra-ataque. Aos 17, Marinho entrou dentro da área e tentou a jogada individual, a bola sobrou para Guilherme que bateu em cima do zagueiro. A resposta dos equatorianos veio com Jhojan Julio que cortou pro meio e finalizou pra fora da meta de João Ricardo. Sem grandes chances de gol o 0x0 permaneceu no placar.
Na volta do intervalo, muita intensidade. Aos 2 minutos Lucero fez a alegria do torcedor do leão. Pochetino arrancou pela direita e cruzou rasteiro pra área, o atacante bateu firme e abriu o placar. A LDU chegou ao empate aos 10, Alzugaray Ganhou no corpo da marcação, foi cortando pra perna esquerda e bateu colocado, 1×1. A partida foi se arrastando com boas chances para os dois lados mas terminou em empate e a partida foi para a prorrogação.
Prorrogação e penalidades
Com a sequência da partida, o Fortaleza sentiu a parte física e tomou pressão da LDU. Contudo os dois times não conseguiram marcar novamente e o jogo foi para a decisão por pênaltis. Na primeira cobrança Guerreiro bateu e João Ricardo defendeu. Thiago Galhardo fez e colocou o leão na frente. Na sequencia, Alzugaray, Pikachu e Martínez fizeram. Romero perdeu a sua e colocou as penalidades empatadas. João Ricardo defendeu a cobrança de Alvarado e Pedro Augusto perdeu, nas alternadas Brietz não fez e decretou a perca do título do Fortaleza.
Foto: Alejandro Aparicio / AFP