O governo do Brasil já repatriou 1.445 pessoas e 53 animais de estimação desde o início da guerra entre Israel e Hamas. Na manhã desta quinta-feira (2), 32 passageiros chegaram ao Brasil em um voo que partiu da cidade de Aman, na Cisjordânia. Destes, 30 nasceram no Brasil, um na Palestina e outro na Jordânia. Todos têm em comum o fato de serem casados com brasileiros.
Um avião do mesmo modelo VC2 permanece no Egito, aguardando autorização para repatriar cidadãos brasileiros em Gaza, que dependem da liberação para cruzar a fronteira com Israel através do portão de Rafah.
Um total de 34 pessoas aguardam a liberação para cruzar a fronteira com o Egito, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está à espera de 24 brasileiros para a repatriação e 10 palestinos que iniciarão o processo de imigração no Brasil.
Segundo o embaixador do Brasil no Egito, Paulino de Carvalho Neto, o governo tem a expectativa de repatriar todos os brasileiros que estão na Faixa de Gaza até sexta-feira (3), encerrando essa notável operação humanitária em meio ao conflito na região.