Nota
Núcleo/GO vem a público manifestar apoio ao Poder Judiciário do Estado de Goiás e a todos seus Membros, reafirmando que a independência e a autonomia que o ordenamento jurídico asseguram à Magistratura, são pressupostos que se confundem com a ideia de Estado Democrático de Direito, e que qualquer ameaça ao núcleo que conformam, também representa ameaça à Constituição Federal de 1988.
A ideia de consenso absoluto e inquestionável remete à sombra do totalitarismo e não tem espaço na Democracia. É na divergência de ideias e na garantia da livre expressão do pensamento que residem importantes virtudes que caracterizam a ambiência democrática, quanto mais quando a expressão do pensamento é assegurada por garantia funcional, ventilada nos limites dos autos de processo judicial, e sob o albergue do exercício regular e legítimo de direito.
É nesse sentido que a ABJD/GO repudia a manifesta tentativa de ameaça a que o Desembargador Adriano Linhares Camargo foi submetido, prática que deve ser repelida com veemência.
Goiânia, 02 de novembro de 2023.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JURISTAS PELA DEMOCRACIA – ABJD
Núcleo/GO