Pioneira na TV brasileira, a atriz Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa/PB, onde morava desde 2015 com a filha, Sílvia Rodrigues.
Lolita tinha 94 anos e estava internada Hospital Nossa Senhora das Neves com pneumonia. O óbito foi registrado às 4h30 e foi a própria filha da atriz que confirmou a informação.
Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, artisticamente conhecida como Lolita Rodrigues, começou a carreira artística participando de radionovelas e também como cantora na Era de Ouro do rádio no Brasil. Ela cantou o hino na inauguração da primeira emissora de TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro de 1950.
O trabalho como atriz começou em 1957, quando interpretou uma cigana em “Corcunda de Notre Dame”, na TV Tupi. No papel, ela cantava, dançava e tocava castanholas.
Lolita nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em 1929. Filha de espanhóis, teve a carreira marcada por personagens que falavam o idioma de seus pais. Em “Sassaricando” (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999).
Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida em 2009 pela TV Globo.