Na noite desta segunda-feira (06), o presidente Lula se reuniu com líderes partidários da base do governo no Senado para traçar estratégias que possibilitem a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma Tributária. Nesta terça-feira (07), a proposta será votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e na quarta-feira (08), passará pelo plenário da Casa.
Após o encontro, o senador Jacques Wagner declarou aos jornalistas: “Cada votação envolve um corpo a corpo, que estamos realizando desde a manhã. Conversamos com líderes da oposição, não é possível afirmar que é uma matéria exclusiva do governo. Muitos elementos dessa reforma tributária já estavam em discussão anteriormente. Pessoalmente, estou muito confiante.”
Na semana passada, o senador Eduardo Braga entregou o parecer da PEC da Reforma Tributária, mantendo a maior parte da proposta que visa simplificar e reformular os impostos sobre o consumo. Entretanto, foram propostas algumas mudanças, como a criação de uma trava para a carga tributária, a revisão periódica dos setores em regimes específicos de tributação e a inclusão dos serviços prestados por profissionais liberais na alíquota reduzida de CBS e IBS.