quarta-feira , 25 dezembro 2024
Noticias

Valério Luiz Filho é convidado para Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas criado pelo MInistério da Justiça

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a criação do Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas e Comunicadores, uma iniciativa destinada a monitorar e exigir respostas em casos de agressões a profissionais da imprensa. O coordenador do órgão será o secretário nacional de Justiça, o advogado Augusto de Arruda Botelho.

O estado de Goiás será representado no observatório pelo advogado Valério Luiz Filho, recentemente convidado para integrar o colegiado. Valério, que vivenciou a violência contra o jornalismo em sua própria família, é filho do radialista Valério Luiz, assassinado em 2012. Há um ano, o Júri Popular condenou quatro acusados; no entanto, ainda em fase de recurso, eles não começaram a cumprir suas penas.

Valério Luiz Filho vê a criação do Observatório como um avanço. “Qualquer ação articulada em defesa de um jornalista deverá ser tomada com mais facilidade”.

Sobre a segurança dos jornalistas em Goiás, Valério Luiz Filho expressa preocupação. “Aqui, até o judiciário foi assediado devido à opinião de um desembargador. Quando um sistema começa a se tornar autoritário, os jornalistas são os primeiros a sofrer”.]

O Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas e Comunicadores, irá acompanhar a situação de vários jornalistas pelo país que estejam sob risco. Em Goiás o grupo irá monitorar o jornalista Cristiano Silva, editor do Goias24horas, vítima da truculência do governo Caiado. No dia 27 de março de 2020, Cristiano foi covardemente agredido por Diogo Albernaz Rezende, gerente da Casa Militar do Palácio do governador Ronaldo Caiado, juntamente com outros dois agentes.

Artigos relacionados

Noticias

Goiás violento: homem estupra a própria filha enquanto a esposa estava no serviço

Estupro de vulnerável Um homem é acusado de estuprar a própria filha...

Noticias

Dois funcionários de usina morrem e outros três ficam feridos após serem atingidos por raio em Goiás

Tragédia Dois funcionários de uma usina na cidade de Goianésia morreram depois...

Noticias

Caiado abre fogo contra bolsonaristas e demite 22 ligados à Wilder Morais

Exoneração de servidores O governador Ronaldo Caiado mostrou, mais uma vez, que...

Noticias

A dois dias das eleições, deputado Gustavo Gayer (PL) é alvo de busca e apreensão em Goiânia

Fato O deputado federal Gustavo Gayer amanheceu sendo alvo de busca e...