Na manhã desta segunda-feira (12), o avião VC-2 da Presidência da República decolou do Egito com destino ao Brasil, marcando a última etapa da Operação Voltando em Paz, uma iniciativa do Governo Federal para repatriar cidadãos brasileiros e seus familiares que estavam na Faixa de Gaza, uma zona de conflito no Oriente Médio.
A bordo da aeronave, 32 passageiros, sendo 22 brasileiros e 10 palestinos, cumpriram uma jornada que começou na Faixa de Gaza, atravessando a fronteira até o Egito, onde realizaram procedimentos de imigração e foram transportados para Al-Arish em vans fretadas pela Embaixada Brasileira. Após um breve momento de lazer na praia, o grupo seguiu para o Cairo, onde foram recepcionados por equipes médicas e de psicólogos. Com a chegada desse voo a Operação Voltando em Paz terá resgatado 1.477 passageiros e 53 animais domésticos.
Ao longo da jornada, o grupo recebeu assistência médica e psicológica, enfatizando o compromisso das autoridades brasileiras em proporcionar apoio integral aos repatriados. O primeiro-secretário da Embaixada Brasileira no Egito, Fernando Bastos Neto, dirigiu palavras de encorajamento ao grupo antes do desembarque em Brasília.
Com a chegada prevista à Base Aérea de Brasília por volta das 23h30 desta segunda-feira, o grupo será recpcionado pelo presidente Lula.