A votação para o segundo turno da eleição presidencial na Argentina terminou às 18h deste domingo 19. Estavam na disputa o ministro da Economia, o peronista Sergio Massa (Unión por la Patria), e o ultradireitista Javier Milei (La Libertad Avanza).
O resultado oficial da eleição ainda não foi divulgado, mas Sergio Massa já assumiu a derrota e fez um pronunciamento reconhecendo a vitória de Milei, com 55,95% dos votos válidos até o momento. Com onze pontos percentuais de frente.
Novo presidente
O economista ultradireitista Javier Milei chegou ao segundo turno defendendo “dinamitar” o Banco Central, cortar gastos públicos, reduzir ao mínimo o papel do Estado e acabar com a “casta política”.
Como “influencer”, Milei surgiu na televisão em 2015, protagonizando críticas econômicas furiosas em programas de opinião. Logo, seus comentários alimentaram as redes sociais e alcançaram jovens.
Ele trabalhou no setor privado até 2021, quando foi eleito deputado por La Libertad Avanza. Segundo Loco, a biografia não autorizada escrita pelo jornalista Juan Luis González, Milei não aceita a morte de seu cachorro Conan e se refere a ele como um dos cinco cachorros/filhos que o acompanham.
Seus outros quatro mastins ingleses são clones de Conan nascidos de um procedimento nos Estados Unidos. O político se comunica com eles, os vivos e o morto, graças a supostas manifestações de uma “médium” especializada na “comunicação interespécies”.
Solteiro, sem filhos e com poucos amigos, levou recentemente a atriz e humorista Fátima Flórez, sua nova namorada, à televisão. Estudou Economia na Universidade de Belgrano e fez duas pós-graduações em instituições locais. Já publicou livros e foi acusado de plagiar parágrafos inteiros.
Agora eleito presidente da Argentina, Milei toma posse no dia 10 de dezembro.