quinta-feira , 26 dezembro 2024
Notícias

Gestão fiscal de Aparecida tem avaliação excelente, segundo Firjan

Aparecida de Goiânia segue no ranking das melhores gestões fiscais do Brasil, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) ano-base 2022.

A evolução nos últimos 10 anos mostra que o município teve salto qualitativo em gestão financeira.

O IFGF é um estudo que analisa a situação fiscal de 5.239 municípios brasileiros, através de quatro indicadores: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. A pesquisa é elaborada com base em dados fiscais oficiais declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Os números mostram que a segunda maior cidade do estado de Goiás, administrada pelo prefeito Vilmar Mariano, tem saúde fiscal.

O município tem classificação de excelência (superior a 0,8 pontos) em autonomia, atingindo 1.000 (1,0) pontos; gasto com pessoal (0,88 pontos) e liquidez (0,99 pontos), o que mostra equilíbrio fiscal da gestão pública.

“Nós continuamos com nossas contas no azul desde os mandatos dos prefeitos Maguito Viela e Gustavo Mendanha. Porque mantemos Aparecida no rumo certo. A maior prova disso é o aval do Tesouro Nacional para que o município contraia crédito na ordem de 120 milhões de dólares que serão aplicados em infraestrutura”, afirma o prefeito Vilmar Mariano.

O secretário municipal da Fazenda, Einstein Paniago, acrescenta que a gestão fiscal do município corresponde a três pilares fundamentais: “A avaliação atesta que o município tem uma gestão fiscal responsável. Isso nos coloca como referência e com certeza vamos dar continuidade a esse trabalho de gestão, organização e controle”, disse.

Artigos relacionados

Notícias

Câmara de Goiânia aprova cota parlamentar de R$ 15 mil e criação de 160 cargos comissionados

Votação definitiva A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quinta-feira (26/12), o...

Notícias

Qual será o valor do salário mínimo em 2025?

Reajuste • O novo piso salarial em 2025 será de R$ 1.502...