terça-feira , 5 novembro 2024
Noticias

Médico é condenado a pagar 300 mil reais por crime de racismo ao acorrentar funcionário negro

A juíza Erika Barbosa Gomes Cavalcante, da Vara Criminal da comarca de Goiás, condenou o médico Márcio Antônio Souza Júnior a pagar uma indenização de R$ 300 mil por danos morais coletivos. O valor será destinado à Associação Quilombo Alto Santana e à Associação Mulheres Coralinas, entidades que representam a comunidade negra.

A condenação decorre da prática de um crime de racismo ocorrido em 15 de fevereiro de 2022, quando o médico filmou um caseiro negro com as mãos e os pés acorrentados por uma gargalheira em seu pescoço. A ação visava simular o período escravocrata na cidade de Goiás. O funcionário trabalhava na fazenda do médico, recebendo um salário mínimo para realizar serviços pesados.

De acordo com os autos do processo, o médico abordou o funcionário para mostrar apetrechos na igrejinha da fazenda, momento em que colocou correntes em seu pescoço e mãos, gravando o incidente com seu celular. Nas redes sociais, o médico postou o vídeo, alegando que o caseiro estava em sua “senzala” por não estudar.

A juíza Erika Barbosa destacou que ficou provada a intenção do médico em ultrajar a dignidade do ofendido e da coletividade ao divulgar um vídeo com teor racista. A magistrada enfatizou que a atitude foi inteiramente preconceituosa e discriminatória em relação à raça e cor, lesando a honra do ofendido através das postagens nas redes sociais.

Artigos relacionados

Noticias

Caiado abre fogo contra bolsonaristas e demite 22 ligados à Wilder Morais

Exoneração de servidores O governador Ronaldo Caiado mostrou, mais uma vez, que...

Noticias

A dois dias das eleições, deputado Gustavo Gayer (PL) é alvo de busca e apreensão em Goiânia

Fato O deputado federal Gustavo Gayer amanheceu sendo alvo de busca e...

Noticias

Idoso morre afogado após pular em lago para fugir de ataque de abelhas em Goiás

Fato Um idoso de 78 anos morreu afogado após pular em um...

Noticias

Médicos da rede municipal de Goiânia vão paralisar serviços por 24h na quarta-feira (13)

Médicos que atuam na rede municipal de saúde de Goiânia vão paralisar...