terça-feira , 5 novembro 2024
Noticias

Operação internacional desmantela megaesquema de contrabando de armas: 18 Presos e o chefe do esquema ainda está foragido

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (5) uma operação contra um grupo suspeito de fornecer 43 mil armas para as principais facções criminosas do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). O esquema movimentou R$ 1,2 bilhão.

Ao todo, estão sendo cumpridos 25 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 52 mandados de busca e apreensão em três países: Brasil, Estados Unidos e Paraguai. O principal alvo da operação é Diego Hernan Dirísio, considerado pela Polícia Federal como o maior contrabandista de armas da América do Sul. Até o momento, Dirísio permanece foragido, com as autoridades em sua busca intensificada.

A operação, coordenada pela Justiça da Bahia, tem alcance internacional, refletido na busca por Dirísio em território paraguaio, onde, segundo as autoridades, ele se estabeleceu como o chefe do esquema. As investigações apontam que o contrabandista adquiria pistolas, fuzis, rifles, metralhadoras e munições de fabricantes em países como Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia.

A cooperação internacional desencadeada nesta operação teve início em 2020, quando foram apreendidas pistolas e munições no interior da Bahia. Apesar de os números de série estarem raspados, a perícia da Polícia Federal permitiu a obtenção de informações que impulsionaram as investigações.

Artigos relacionados

Noticias

Caiado abre fogo contra bolsonaristas e demite 22 ligados à Wilder Morais

Exoneração de servidores O governador Ronaldo Caiado mostrou, mais uma vez, que...

Noticias

A dois dias das eleições, deputado Gustavo Gayer (PL) é alvo de busca e apreensão em Goiânia

Fato O deputado federal Gustavo Gayer amanheceu sendo alvo de busca e...

Noticias

Idoso morre afogado após pular em lago para fugir de ataque de abelhas em Goiás

Fato Um idoso de 78 anos morreu afogado após pular em um...

Noticias

Médicos da rede municipal de Goiânia vão paralisar serviços por 24h na quarta-feira (13)

Médicos que atuam na rede municipal de saúde de Goiânia vão paralisar...