sábado , 23 novembro 2024
Notícias

Durval de Noronha Goyos Filho: a aprovação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal

A parcialidade da chamada grande imprensa brasileira com relação aos acontecimentos nacionais e internacionais, sempre pautada pela subordinação a interesses espúrios, domésticos ou estrangeiros, manifesta-se todos os dias. Mais recentemente, tem chamado a atenção a virulência dos ataques contra a indicação, pelo presidente Lula, do Dr. Flávio Dino para os quadros do Supremo Tribunal Federal (STF), bem como à sua própria pessoa. Uma destas matérias na imprensa escrita atribuiu, cínica e sarcasticamente, ao Dr. Dino a condição de “notório saber político”, o que teria sido o fundamento isolado de sua indicação.

Ora, é sabido que os requisitos legais (artigo 101 da Constituição Federal) para a ocupação da elevada função dizem respeito à nacionalidade brasileira, à idade, ao notável saber jurídico e a reputação ilibada, os quais são plenamente atendidos pelo Dr. Dino, como demonstra cabalmente o seu currículo. Não obstante, como mais uma ação integrante de sua quotidiana sanha de desestabilização institucional do Brasil, a torpe imprensa acena como uma fantasiosa incapacitação moral, já que ficou sem argumentos para questionar com fundamentos legais a elevada qualidade da candidatura.

De fato, o Dr. Flávio Dino formou-se em Direito pela Federal do Maranhão em 1986, onde posteriormente foi professor de Direito constitucional, disciplina em que obteve o mestrado pela Federal de Pernambuco, em 2001. Em 1994, foi aprovado em primeiro lugar em concurso para o cargo de juiz federal, que ocupou por 12 anos. Neste período, eleito por seus pares, exerceu o cargo de presidente da Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe), no exercício do qual liderou importantes pautas constitucionais. Foi também secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Posteriormente, foi eleito deputado federal pelo PCdoB, posição que lhe valeu a nomeação como um dos parlamentares mais influentes do Brasil, prefeito de São Luís e governador do Maranhão por dois mandatos, com grandes realizações e aclamação popular expressa. Como ministro da Justiça do governo Lula, combateu energicamente, nos limites da Lei, os atentados à ordem constitucional brasileira e a tresloucada tentativa de golpe de Estado por conta de facções da extrema-direita. É digna de nota sua ação para o desarmamento do crime organizado.

A atuação enérgica e juridicamente sustentada do Dr. Dino lhe valeu a oposição da grande imprensa, uma força a serviço dos grandes interesses imperialistas, das causas da opressão e dos feudos do capitalismo selvagem brasileiro. Esta aliança espúria permitiu os golpes de Estado de 1964 (responsável por uma ditadura de 22 anos) e de 2016 (que criou um governo ilegítimo). Ademais, estes mesmos setores da imprensa colaboraram numa tentativa de coonestação de uma ação de desestabilização política do Brasil pelo governo dos EUA a partir de 2014, a chamada operação Lava-Jato, que causou a prisão ilegal do então ex-presidente Lula.

Desta maneira, resultam claras as qualidades pessoais e o acerto político na indicação do Dr. Flávio Dino, aos 55 anos, à posição de ministro do STF, e não os seus alegados vícios, como querem os componentes da frequentemente obscena grande imprensa brasileira, em suas infundadas diatribes a respeito da questão. Mais uma vez, este setor persiste em falhar nos quesitos de compromisso com a verdade, moralidade pública e ilibada reputação.

Durval de Noronha Goyos Filho é advogado (Brasil, Portugal e Inglaterra), escritor, ex-presidente da União Brasileira dos Escritores, árbitro da OMC, GATT, SHIETAC, CIETAC e professor de pós-graduação em Direito

Artigos relacionados

Notícias

Três pessoas ficam feridas após vazamento de amônia em frigorífico em Inhumas

Acidente Três pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo vazamento de amônia...

Notícias

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Suspensão • O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas...

Notícias

Acidente envolvendo dois caminhões deixa motoristas mortos na GO-010

Acidente fatal Os motoristas de um caminhão bitrem e de um caminhão...