quarta-feira , 14 maio 2025
Notícias

(Vídeo) Conheça a história do Mateus, adolescente de 14 anos que espera por um transplante de coração

“Vocês podem me ajudar?”, perguntou Mateus Xavier, de 14 anos de idade, em uma mensagem enviada ao Goiás24Horas, pelo Instagram. Perguntamos como seria a ajuda, e ele por sua vez respondeu: “preciso informar as pessoas sobre a importância de doar os órgãos. Estou aguardando um coração para continuar vivo”.

Mateus foi diagnosticado com miocardiopatia restritiva, um conjunto de doenças que afetam o coração do paciente, mais especificamente, os ventrículos, que são câmaras internas do coração que se comprimem e expandem para facilitar o fluxo sanguíneo, não conseguem se comprimir e se expandir da forma ideal para permitir o bom funcionamento da circulação sanguínea.

Só um transplante de coração resolverá o problema de Mateus: “ele não consegue mais correr, pular, e fazer natação, o seu esporte preferido”, disse Kely Cristina, mãe do adolescente.

Atualmente Mateus é o nono na fila de espera: “enquanto eu respirar vou agradecer a Deus pela oportunidade de viver. Posso não ter muitas respostas, mas tenho muita fé”, disse Mateus na entrevista ao Goiás24horas.

Quero ser doador de órgãos. O que fazer?

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). É preciso conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto, deixando clara sua intenção de doar.

O Goiás24horas mostrou o caso de Mateus em uma reportagem de vídeo para as redes sociais e também uma explicação da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás sobre os procedimentos que a pessoa deve tomar para ser doadora.

Veja;

Artigos relacionados

Notícias

Deputado Clécio Alves propõe freio no pedido de calamidade de Sandro Mabel: só 30 dias e com aval do TCM

Calamidade • O deputado estadual Clécio Alves (Republicanos) apresentou uma emenda ao...

Notícias

Justiça manda a júri popular caminhoneiro por acidente que matou quatro policiais do COD na BR-364

Julgamento • A Justiça determinou que Jhonatan Murilo Leite, de 22 anos,...

Notícias

Vereadores da Câmara Municipal de Goiânia discutem o abandono dos cemitérios públicos municipais

Cemitérios públicos abandonados • Vereadores da Câmara Municipal de Goiânia debateram a...

Notícias

Virginia Fonseca depõe na CPI das Bets e nega ganhos com perdas de apostadores

• Contratos e comissão A influenciadora digital Virginia Fonseca depôs nesta terça-feira...