Três ministros do TSE votaram favorável para cassar o mandato do deputado estadual Fred Rodrigues (DC), Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Mais uma etapa da votação aconteceu nesta sexta-feira (8). A argumentação é a de que o parlamentar teve a candidatura indeferida em setembro de 2022, pela ausência de quitação eleitoral, porque ele teve as contas de campanha julgadas como não prestadas.
Até agora, votaram favoráveis à cassação o ministro Nunes Marques, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e a relatora do processo, ministra Cármen Lúcia. Em 2022, a magistrada já havia votado pelo indeferimento da candidatura.
Ainda precisam votar os ministros Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares. Se mais um ministro votar favorável, Fred perderá o mandato. O julgamento deve continuar em 15 de dezembro.
Caso Fred Rodrigues perca o mandato, o ex-prefeito de Luziânia Cristóvão Vaz Tormin (PRD), que é o autor da ação, deve ocupar a vaga na Assembleia Legislativa de Goiás.