terça-feira , 5 novembro 2024
Notícias

Milei assume na Argentina e diz que “nenhum governo recebeu situação pior”

“Não há retorno, hoje encerramos décadas de fracasso e disputas sem sentido. Hoje começa uma nova era na Argentina, era de paz e prosperidade, de conhecimento e desenvolvimento, de liberdade e progresso”. Essas foram as palavras do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, em seu discurso de posse, no inicio da tarde deste domingo (10).

O presidente afirmou que vai lutar com ‘unhas e dentes’ contra a inflação e atacou as gestões anteriores: “Nestes dias muito se falou sobre a herança que vamos receber. Que fique claro, nenhum governo recebeu uma situação pior do que estamos recebendo”, disse.

Milei recebeu a faixa presidencial e o bastão das mãos de seu antecessor, Alberto Fernández, e fez um juramento, durante a cerimônia de posse: “Juro por estes santos evangelhos desempenhar com patriotismo o cargo de presidente da Argentina e observar fielmente o que determina a constituição da Argentina”.

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) compareceu a cerimônia de posse. Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, país bombardeado pela Rússia, também se fez presente na Argentina e conversou com Milei por alguns minutos, depois os dois se abraçaram.

O presidente eleito afirmou que vai fazer ajustes para acabar com a crise financeira: “o ajuste organizado caíra sobre o Estado, não no setor privado”, disse Milei, enquanto a plateia gritava “liberdade”.

Milei terminou o discurso gritando: “viva a liberdade, caramba”.

Artigos relacionados