domingo , 25 maio 2025
Notícias

Ex-secretário de Segurança Pública do governo Marconi, Ricardo Balestreri assume vaga no Conselho Nacional de Segurança Pública

Especialista e estudioso da área de segurança pública, Ricardo Balestreri, ex-secretário da pasta no governo Marconi Perillo(PSDB), está tomando posse em uma vaga do Conselho Nacional de Segurança Pública (CNSP).

Balestreri é graduado em Estudos Sociais pela PUC-RS e em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem especialização também em Psicopedagogia Clínica e em Terapia Familiar, e no momento realiza formação em Psicanálise.

Entre outras ações, coordenou módulos de capacitação em direitos humanos para a Polícia Federal; foi presidente, por três mandatos, da seção brasileira da Anistia Internacional; membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República — o chamado “Conselhão” —; e recebeu, em 2011, o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, também da Presidência da República. Antes disso, entre 2008 e 2010, exerceu o cargo de secretário nacional de Segurança Pública, no Ministério da Justiça; nessa função, implementou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Em 2017, assumiu o posto de secretário de Segurança Pública de Goiás. Na sequência, foi secretário de Assuntos Estratégicos do mesmo estado.

Depois disso, Balestreri pôde colocar em prática, no Pará, um plano de longo prazo envolvendo urbanismo social e segurança pública. De 2019 até o início deste ano, foi secretário de Cidadania do estado, onde criou os Territórios pela Paz (Terpaz), que se tornaram um case de grande sucesso em termos de políticas públicas de inclusão social e geração de oportunidades, hoje observado com atenção em todo o país.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás Violento: homem é degolado em via pública em Goiânia

• Violência extrema Um homem foi encontrado morto na manhã deste domingo...

Notícias

Morre Wilson Aragão, compositor de Capim Guiné, sucesso de Raul Seixas

• Luto O cantor e compositor baiano Wilson Aragão morreu neste sábado...

Notícias

Justiça bloqueia R$ 156 mil da Prefeitura e obriga Mabel a resolver caso da jovem que cheirou pimenta

• Bloqueio judicial A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 156.074,88...